segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Capacidade de liderança

Liderança é hoje um dos temas mais importantes e estudados, pois a capacidade de liderar é colocada à prova não só em nossa vida profissional, como também na vida pessoal e social.
Existem muitas definições sobre o complexo processo social que é a liderança, mas podemos resumir como a capacidade de influenciar o comportamento das pessoas para alcançar determinado fim. Não devemos enxergar a liderança somente como habilidade pessoal, mas como um processo dentro de um contexto.
O líder é um indivíduo que afeta, de alguma forma, o pensamento, o sentimento e o comportamento de outras pessoas dirigindo estes esforços para realizar objetivos.
A liderança não é um atributo inato das pessoas, ela pode ser adquirida, desde que se tenha motivação.
Existem vários estilos de liderança o que nos leva a uma amplitude de comportamentos que podem ser eficazes ou ineficazes, dependendo tanto do líder quanto dos liderados e da situação.
Para ser eficaz, o estilo de liderança tem que se adequar à situação encontrada. Mas avaliar a situação corretamente é indispensável.
Não existe uma receita, a avaliação da situação deve levar em conta a maturidade dos subordinados e o comportamento do líder em relação aos subordinados.
O líder deve saber como desenvolver os talentos de sua equipe, usando sinceridade e coerência entre o discurso e a ação, ensinando os valores e comportamentos apropriados para alcançar os objetivos.
Desenvolver uma missão, criar estratégias adequadas para alcançá-la e comunicar esta missão a todos os envolvidos é o que o líder deve fazer para que as pessoas compreendam e acreditem, pois “sonho que se sonha junto é realidade”.
Os melhores líderes são aqueles que trabalham pela sua causa, pelo seu objetivo, pela sua missão, pelo seu sonho.

Nenhum comentário: